Histórico

undefined
undefined

Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal - Espírito Santo (APCEF/ES) foi fundada em 18 de setembro de 1958.

Nasceu como Associação dos Empregados da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (APCE-ES), quando, em Vitória, havia apenas duas agências do banco: uma na avenida República e outra na Jerônimo Monteiro. No Espírito Santo, a CEF estava presente também nos municípios de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. No total, o número de empregados não passava de trinta.

A entidade foi criada com objetivo de desenvolver atividades de lazer, cultura e esportes para os empregados. No final da década de 50 e início dos anos 60 a então APCE-ES mudou de nome sendo rebatizada como Associação de Pessoal Américo Coelho (APAC), em homenagem ao advogado, procurador geral e diretor da CEF por dez anos e secretário do Interior e Justiça do Espírito Santo.

Só no final da década de 80, num plebiscito interno que procurava unificar os nomes das entidades dos empregados da CEF, recebeu o nome de Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal/Espírito Santo (APCEF/ES), que permanece até hoje.

O ano de 1985 foi um marco na organização nacional dos empregados da CEF e nas mudanças de rumos da Associação, que até então não se envolvia com as questões reivindicatórias dos empregados, assumindo apenas o papel de entidade de lazer, de promoção cultural e esportiva.

Ao longo de sua história, a APCEF/ES se consolidou como uma entidade forte, que atua em conjunto com o Sindicato dos Bancários/ES representando o conjunto dos empregados da CEF em suas lutas políticas, por melhores condições de trabalho, remuneração e qualidade de vida para os trabalhadores. A APCEF/ES também mantém seu caráter associativo, buscando, através do lazer, da cultura e do esporte, integrar os empregados da CEF e seus familiares.

Conheça um pouco de nossa história