30/06/2025 16:03

Apcef/ES participa de Congresso Estadual do Pessoal da Caixa

undefined

WhatsApp Image 2025-06-27 at 21.27.21.jpeg

Bancários e bancárias capixabas realizam entre os dias 27 e 29 de junho o seu VIII Congresso Estadual, que acontece no Hotel Praia Sol, na Serra. O primeiro dia do evento foi dedicado aos congressos específicos de bancos públicos e privados. A diretoria da Apcef/ES participou e fortaleceu o Congresso dos Empregados da Caixa, que discutiu as prioridades de luta para 2025. A defesa do Saúde Caixa e de melhores condições de trabalho estiveram no centro dos debates.

“Assim como construiu o movimento pelas 6h, a Apcef/ES está presente na luta pelo Saúde Caixa e por condições dignas de trabalho. É uma conjuntura difícil e seguiremos lado a lado com as entidades que se posicionam pelos nossos direitos”, pontuou Cláudio Bastos, presidente da Apcef/ES.

Sobre o Saúde Caixa, os participantes discutiram os desafios para a sustentabilidade do plano e as estratégias para resistir às ofensivas contra essa conquista dos empregados. Os bancários defendem reajuste zero para os trabalhadores, aumento da contribuição da Caixa e fim do teto de 6,5%, com manutenção da solidariedade e do pacto geracional – princípios fundantes do Saúde Caixa e fundamentais para a sua preservação.

WhatsApp Image 2025-06-27 at 21.27.18.jpeg

Greve das 6h

A abertura do congresso específico foi marcada por emoção e simbolismo, com um resgate da histórica greve de 1985, que em outubro completa 40 anos. O movimento paredista durou 24h, teve adesão de quase 100% dos empregados e assegurou aos bancários da Caixa a jornada de 6 horas e o direito à sindicalização – conquistas que inseriram de vez o empregado da CEF na categoria bancária.

“Foi um movimento autêntico, que nasceu pela base, fora da estrutura sindical, apresentando outra forma de organização e resistência. As conquistas que se sucederam à greve das 6h confirmam o acerto dessa história. O movimento das 6h é semente que renasce todos os dias, e contar essa história é não deixar morrer essa experiência, inspirando novas gerações e lutas”, disse Rita Lima, que compõe a direção da Apcef/ES e do Sindibancários/ES e foi uma das protagonistas da greve.

Confira a cobertura completa na página do Sindibancários/ES

WhatsApp Image 2025-06-27 at 21.27.19.jpeg

Compartilhe