24/06/2021 18:06

Movimento Solidário lança a campanha “Ponto a Ponto” para concluir os últimos projetos em Belágua, Maranhão

undefined

Movimento_Solidario_junho21.jpeg

O objetivo da campanha é captar pontos do Mundo Caixa para conclusão dos projetos em Belágua e apresentar ponto a ponto as evoluções nos indicadores sociais do município

 

O Movimento Solidário, programa de desenvolvimento sustentável do Instituto Fenae Transforma, está prestes a concluir os últimos projetos para garantir a segurança alimentar e inclusão produtiva dos moradores de Belágua, Maranhão. Para isso, lança nessa quinta-feira (17) a campanha #PontoAPonto, a fim de arrecadar doação em pontos do Mundo Caixa.


Passados quase seis anos de atuação no município maranhense, muitos avanços foram conquistados e os números comprovam: durante o período em que recebeu intervenções do Programa Movimento Solidário, o município apresentou melhoras significativas em seus indicadores sociais, conforme demonstram os dados coletados por órgãos de pesquisa renomados. 

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), no ano de início da atuação do Programa em Belágua (MA), 2015, 43% era o percentual de moradias com acesso à água potável. Em 2018, esse número cresce: já era 61% o percentual de casas com acesso à água adequada para o consumo. Segundo levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPEA) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), outro avanço foi a diminuição da taxa de evasão escolar: o percentual caiu de 7.70% em 2015 para 5.60% em 2019. A cobertura vacinal também melhorou: foi de 65% em 2014 para 80% em 2019, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI/CGPNI/DEIDT/SVS/MS). 

“Perfuramos 10 poços artesianos em comunidades de Belágua. Fizemos obras e instalamos projetos para garantir a segurança alimentar e a inclusão produtiva da população. Mas mais do que os projetos em si, creio que a entrada do Programa Movimento Solidário levou aos belaguenses os sonhos da Fenae e das Apcefs de promoção da justiça social e de uma vida digna para todos. Belágua se sentiu amparada e a capacidade do programa de articular parcerias promoveu um impacto em diversas áreas. Esse é o diferencial do Programa”, comenta Francisca de Assis, diretora de impacto social da Fenae.   

Jair Ferreira, presidente do Instituto Fenae Transforma, comenta que agora o Programa inicia uma nova etapa: os preparativos para garantir que Belágua siga com autonomia, construindo o desenvolvimento sustentável a partir dos primeiros alicerces que foram erguidos: “há um conjunto de objetivos que estipulamos para concluir as operações em Belágua. A melhora dos indicadores sociais atesta que o programa cumpriu o que havia se proposto no início de sua atuação no município, e ficamos surpresos de perceber que os avanços superaram nossas expectativas. Agora precisamos realizar a captação para concluir os últimos projetos e selecionar novas regiões para levar o jeito Fenae de transformar o mundo para quem mais precisa”. 

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destaca a importância da ação em um cenário de pandemia e que vem atingindo principalmente a população mais vulnerável. “Nós vivemos um momento muito difícil em todo país e a utilização dos pontos do Mundo Caixa, por meio da campanha #PontoAPonto, será muito importante para todas as famílias de Belágua. Mais uma vez é uma ação do Movimento Solidário que vai contribuir para melhorar a vida das famílias e impulsionar ainda mais os indicadores sociais que já se destacam na região”.

Não deixe seus pontos no Mundo Caixa expirarem 

Hoje o Movimento Solidário recebe doação via transferência bancária e via PIX. Basta realizar transferência na modalidade PIX utilizando a chave de email instituto@fenaetransforma.org.br ou o CNPJ 09.225.342.0001/84.

Mas você também pode dar um excelente destino àqueles pontos que estão parados, ou até mesmo próximos de expirarem no Mundo Caixa. Eles podem ajudar a concluir com chave de ouro o processo que iniciamos em Belágua! 

Clique aqui, e faça sua doação! 

A partir de 50 pontos você já pode fazer parte de uma etapa marcada por muitas conquistas!

 

Texto: Fenae

Compartilhe