29/05/2025 15:51

Fenae completa 54 anos e Apcef/ES participa de celebrações

diretoria interna.jpg

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) completa 54 anos nesta quinta-feira, 29, e a diretoria da Apcef/ES está acompanhando bem de perto as celebrações que acontecem em Brasília (DF).

Uma reunião com diretores e presidentes das Apcefs abriu as atividades comemorativas ainda na tarde de quarta-feira, 28, sendo seguida por um jantar comemorativo e uma grande festa. Nesta quinta, às 10h, houve o lançamento da agenda político-institucional e do Caderno dos Estados da Fenae e Contraf-CUT, na Câmara dos Deputados, além de sessão solene em homenagem à Federação.

Fruto do desejo coletivo de construir uma representação forte para defender o direito dos empregados e a Caixa enquanto empresa pública, a Fenae foi além do universo Caixa e esteve presente na luta pela democratização do Brasil e pelo fim das desigualdades sociais, se consolidando como uma das mais importantes entidades representativas do país. Essa história de luta é ressaltada por Rita Lima, que compõe as diretorias da Apcef/ES (Diretora de Comunicação e Imprensa) e da Fenae (Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas).

“A Fenae foi determinante pras conquistas dos empregados da Caixa até aqui. Nesse 54 anos, celebramos essas lutas e falamos da importância do fortalecimento dessa entidade como espaço de encontro, resistência, organização política e defesa da democracia. A Fenae é construída pela soma dos trabalhadores da Caixa, por nós e para nós, e precisamos valorizar e fortalecer esse espaço. Vida longa à nossa Federação”, disse Rita Lima.

Festa

Mais de 1.300 pessoas se reuniram na Apcef/DF para cantar parabéns para Fenae numa grande festa que juntou empregados da Caixa, representantes de entidades, parlamentares, lideranças sindicais e associativas, além de muitos amigos de caminhada.

O presidente da entidade, Sergio Takemoto, fez questão de celebrar as conquistas históricas, como a greve de 1985, que garantiu a jornada de seis horas e a inclusão dos empregados da Caixa na categoria bancária. “Essa história foi escrita com coragem, com consciência de classe e com compromisso com o Brasil. E é por isso que seguimos na luta por uma Caixa 100% pública e por garantia dos direitos”, afirmou.

Sessão solene

Se você quiser acompanhar um pouco mais das comemorações, a sessão solene em homenagem aos 54 anos da Fenae está sendo transmitida ao vivo pela TV Câmara. Assista.

Com informações da Fenae

Compartilhe