Documentário Vermelhos é lançado na festa dos 40 anos da primeira greve na Caixa
Os 40 anos da primeira greve na Caixa Econômica Federal, que culminou na conquista do reconhecimento dos empregados como bancários e dos direitos à sindicalização e à jornada de trabalho de 6h, foram comemorados neste sábado, 25, num evento realizado pelo Sindibancários/ES e a Apcef/ES na sede da Associação, em Bicanga.
A comemoração teve roda de samba, cardápio de costela “fogo de chão” e petiscos no estilo roda de boteco. O ponto alto da festa foi o lançamento do documentário Vermelhos, dirigido pela cineasta Natália Dornelas.
O título da obra é uma referência às “meninas e meninos vermelhos”, como eram chamados aquelas e aqueles que começaram a construir a greve de 1985 anos antes. O movimento nacional foi articulado por jovens recém-aprovados no concurso da Caixa no momento em que o Brasil fazia a transição do período da ditadura militar para a redemocratização.
O documentário resgata o nascimento do movimento dos empregados da Caixa, o “frio na barriga” dos que foram se constituindo militantes no decorrer do processo de organização, numa época em que não havia internet, redes sociais e outras tecnologias da atualidade. Tudo foi feito num trabalho de formiguinhas. A comunicação entre as unidades da Caixa para mobilização em todo o Espírito Santo e no país era por telefone e malote.
“A gente não sabia que estava fazendo história”, afirma Alice Martins no documentário. Ela era uma das integrantes da Comissão de Mobilização dos Empregados, ao lado de Ricardo Valença, Beth Gotardo, Carlos Caser e Jocilda Frota, entre outros e outras. “A sensação [ao final da greve de 24 horas do dia 30 de outubro] era de que a gente tinha feito uma revolução”, afirma Jocilda.
Rita Lima, diretora do Sindibancários/ES e da Apcef/ES, lembrou: “Foi a minha primeira greve, foi a primeira greve do pessoal da Caixa. Então foi uma mudança de cultura; talvez, olhando de fora, a gente não tenha ideia da importância [do movimento], do que isso significou para nosso pertencimento de classe”, afirmou.
Ao final da exibição do documentário, com pouco mais de meia hora de duração, a plateia aplaudiu de pé. “A gente estava saindo de um processo ditatorial, estávamos cheios de ideias… era muito divertido, mas uma diversão com muita responsabilidade, sabendo o que nós estávamos fazendo e o que aquilo iria proporcionar para todos nós, empregados da Caixa”, lembrou Nilson Barbieri, presente ao evento.
Eurico Scaramussa, aposentado da Caixa e um dos organizadores da greve de 1985, recebeu menção especial por ser o guardião de documentos, fotografias e outros arquivos que ajudaram a reconstruir a história da greve de 1985. “Eu sempre fui muito preocupado com essa questão da memória. Eu anoto tudo, guardo tudo. Esta é a minha contribuição para os movimentos pelos quais eu passei”, disse.
O atual presidente da Apcef/ES, Cláudio Bastos, destacou a honra de estar na presidência da Associação no momento da comemoração dos 40 anos das conquistas das 6h e do direito à sindicalização: “Eu não vivi essa greve das 6 horas, tinha dez anos em 1985, mas eu usufruo todos os dias, junto com minha família e as novas gerações de empregados, das conquistas desse movimento”.
Diretora
A diretora do documentário, Natália Dornelas, afirmou o quão especial foi conhecer os meninos e as meninas vermelhas. “É uma honra estar na estreia do documentário Vermelhos, que eu dirigi, contando a história dos trabalhadores da Caixa. Foi muito especial conhecer essas pessoas, conhecer essa luta. A importância da luta coletiva foi algo que me inspirou muito. Então eu estou muito honrada de poder contar essa história. Espero que todos gostem”.
Depoimentos
Concederam depoimentos no documentário: Alice Martins, Ângela Barone, Beth Gotardo, Bernadeth Martins, Carlos Caser, Edmar Martins, Eurico Scaramussa, Genivaldo Lievore, Gilson Soares, Gina de Carli, João Bosco, Jocilda Frota, José Carlos Rodrigues, Lindinalva da Silva, Maria Elvira, Sérgio Serra, Ricardo Valença, Rita Lima, Titony Barcelos e Welson Soares Jr.
Fonte: Sindicato dos Bancários/ES
Fotos: Sérgio Cardoso
Veja galeria de fotos
