14/03/2018 20:59

De Cultura pra Lua homenageia mulheres com música e poesia

undefined

 

Na última sexta-feira, 09 de março, a APCEF/ES organizou o evento De Cultura pra Lua para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Para Eurico Scaramussa, Diretor Sociocultural, o projeto visa agregar momentos de lazer, confraternização e culturais, e viu a oportunidade de celebrar as mulheres. “Estamos homenageando a mulher e aliamos a música e a poesia, as duas formas mais sublimes que poetas e escritores encontraram para enaltecer esse ser extraordinário que faz parte da nossa vida e que sem a qual não podemos, sabemos ou conseguiríamos sobreviver”, afirmou o diretor.

 

Também estiveram na festa outros representantes, como Edmar André, Presidente da APCEF/ES, Titony Barcelos, João Luiz Teixeira, Presidente da AME, Vice-presidente da APCEF/ES, Geraldo Lorencini, Superintendente Regional da Caixa, e Giselle Menezes, Diretora da FENAE.

 

A música ficou por conta de Gilson Soares, do Clube do Vinil e ex-diretor da entidade, que trouxe os seus vinis e teve o cuidado de montar uma seleção de músicas interpretadas por mulheres ou que as homenageasse.

 

Antes que o Sarau Poético começasse, alguma mulheres e homens se juntaram para cantar a música de Erasmo Carlos, “Sexo Frágil”, que exalta a força feminina, contrariando a ideia que parte da sociedade tem da mulher.

 

Maria Helena, ao abrir o Sarau, relembrou que o primeiro direito conquistado pelas mulheres foi a fala, pois antes eram os homens que falavam por elas: “Durante muitos séculos a mulher não falava, então estar aqui na frente hoje, num evento feito para homenagear mulheres, com o protagonismo da fala, é muito importante e me faz olhar para trás, para as inúmeras mulheres que me antecederam”.

 

O microfone ficou à disposição para quem quisesse participar. O evento teve poesia autoral, poesia escrita por importantes mulheres da nossa Literatura, como Cecília Meirelles e Adélia Prado, declaração de amor entre casais e poesias com temas sociais e questionadores.

 

Para a associada e membro do Conselho Deliberativo da APCEF/ES Adriana Pessotti foi muito gratificante e emocionante participar do evento, principalmente do Sarau, e a escolha das músicas do tempo do vinil deu um clima aconchegante para a festa. “Espero que aconteça mais, porque esses eventos em que é dada a oportunidade das pessoas declamarem poesias, falarem de sentimentos, fazem muita falta e quanto mais espaços de poesia tivermos, mais espaços de amor teremos”, contou Adriana.

 

De Cultura pra Lua 4.jpeg

 

De Cultura pra Lua 5.jpeg

 

De Cultura pra Lua 6.jpeg

 

Compartilhe