COPA APCEF DE FUTEBOL SOCIETY – 2019 – Master +40
Formulário de Inscrição - Atleta
Formulário de Inscrição - Equipe
REGULAMENTO
ARTIGO 1º - O campeonato tem por finalidade congregar todos os participantes – atletas, técnicos, auxiliares e demais componentes das equipes, além das torcidas – fortalecendo os laços de amizade e companheirismo entre os mesmos.
ARTIGO 2º - Os atletas e equipes inscritos que participarem da COPA APCEF DE FUTEBOL SOCIETY – 2019 – Máster serão considerados conhecedores deste regulamento e a ele se submeterão sem reserva alguma, em todas as suas disposições e consequências que dele possam advir.
ARTIGO 3º - DAS EQUIPES:
I - A equipe que durante o campeonato infringir o que consta neste regulamento perderá os pontos do jogo caso tenha vencido ou empatado a partida.
II – Cada equipe deverá inscrever no mínimo 13 (treze) jogadores, devendo o atleta entregar a ficha de inscrição individual (Anexo I deste Regulamento) que poderá ser cópia escaneada e enviada via e-mail (esportes@apcefes.org.br/diretoria@apcefes.org.br) ou por meio do formulário disponível na internet no site da APCEF (www.apcefes.org.br), para obter condição de jogo, não havendo limite máximo de inscritos, sendo que a inscrição de novos jogadores poderá ser efetuada até a sexta-feira anterior a última rodada da fase classificatória.
III - O representante de cada equipe inscrita nesta Copa APCEF de Futebol Society – Master, será responsável por encaminhar a Ficha de Inscrição da Equipe (Anexo II deste Regulamento), que poderá ser cópia escaneada e enviada via e-mail (esportes@apcefes.org.br/diretoria@apcefes.org.br) ou por meio do formulário disponível na internet no site da APCEF (www.apcefes.org.br), até a data de 02 de outubro de 2019 às 17hs.
A - Efetuar o pagamento integral de todas as taxas previstas neste regulamento até as 16hs do dia 04/10/2019.
IV - Cabe a cada equipe providenciar o seu uniforme de jogo: calção, camisa e meião. O atleta somente entrará em campo devidamente uniformizado, devendo estar calçado (tênis, chuteira society ou chuteira comum), não sendo permitida a utilização de chuteiras de trava de metal (chuteiras de tarraxas), tampouco aquelas que contenham qualquer parte de metal em suas travas.
A - Somente em caso de coincidência de cores nos uniformes a organização cederá um jogo de camisas, devendo a equipe cujo nome vier em segundo lugar na Tabela Oficial realizar a troca.
B - O uso de caneleiras é opcional, ficando a critério de cada jogador, eximindo-se a APCEF de responsabilidade bem como de quaisquer danos que porventura ocorra ocasionado por sua não utilização.
ARTIGO 4º - DOS JOGADORES:
I - Poderão participar deste campeonato os associados da APCEF/ES em todas as categorias, bem como seus dependentes e atletas convidados, estes na condição de goleiros.
II – Os goleiros, excepcionalmente, poderão ser de qualquer idade, desde que maior de 16 anos.
III - Os goleiros quando na condição de atletas convidados não poderão em hipótese alguma atuar como jogador de linha. Em caso de infração ao presente inciso serão aplicadas as penalidades abaixo:
A - ADVERTÊNCIA à equipe pela escalação IRREGULAR.
B – Exclusão da equipe da disputa do troféu disciplina.
C – Suspensão do atleta causador por uma partida.
D – Manter o resultado da partida caso a equipe infratora tenha sido derrotada.
E – No caso de a equipe infratora for vencedora ou em caso de empate, serão atribuídos os 3 pontos para a equipe adversária não causadora da infração.
F – Para a contagem de gols com fim de saldo de gols, artilharia e defesa menos vazada, será considerado o resultado ao fim da partida.
II – Poderá a comissão organizadora convidar equipes de outras associações e/ou entidades para participarem, às quais serão cobradas taxas de inscrição de acordo com o parágrafo 2º abaixo.
Parágrafo 1º – Será cobrada a quantia de R$ 10,00 por atleta inscrito nas modalidades de sócios efetivos, dependentes, sócios contribuintes e sócios conveniados, devendo a mesma ser paga, pelo responsável da equipe, antes do início do primeiro jogo no campeonato.
Parágrafo 2º – Será cobrada a quantia de R$ 30,00 por atleta convidado inscrito, devendo a mesma ser paga, pelo responsável da equipe convidada, antes do início do primeiro jogo no campeonato.
A – Será obrigatório quando da inscrição de atletas de equipes convidadas não associados a esta APCEF/ES a comprovação de associado da entidade convidada e/ou documento funcional (Crachá com identificação e foto/Contracheque e outros que o identifiquem com a equipe convidada) além de cópia de documento oficial de identificação.
Parágrafo 3º - Aos familiares dos atletas convidados, pela autorização provisória para frequentar o clube durante a vigência do campeonato, será cobrado taxa de entrada de convidados na Associação a qual deverá ser efetuada na administração.
Parágrafo 4º - Só será permitida a entrada em campo dos atletas que estiverem rigorosamente em dia com as respectivas taxas e obrigações junto à APCEF/ES.
Parágrafo 5º - Antes do início do jogo, o atleta sócio efetivo, dependente, sócio contribuinte e sócio conveniado deverá se identificar junto ao mesário/coordenação da partida, quando apresentará a carteira de associado e documento oficial de identificação.
Parágrafo 6º - Antes do início do jogo, o atleta de equipe convidada não associado deverá assinar a súmula da partida, quando apresentará a carteira de associado da entidade convidada, documento funcional (crachá com foto/Contracheque e outros que o identifiquem com a equipe convidada) e documento oficial de identificação.
ARTIGO 5º - DAS PARTIDAS:
I - Em todas as rodadas haverá a presença de um representante da organização (diretor, coordenador ou pessoa indicada) que será responsável pelo controle do cadastro de sócios, dependentes e convidados.
II - Para cômputo de artilharia e melhor defesa será considerado o resultado real da partida.
III – As partidas serão disputadas de acordo com as regras determinadas para a prática de Futebol (FIFA), com as seguintes modificações:
A - As partidas terão duração de 60 (sessenta) minutos divididos em 2 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos, com um intervalo de 10 (dez) minutos entre os dois períodos;
B - A barreira será posicionada na distância de 7 (sete) metros do local da infração cometida.
C - Não se aplica a regra de impedimento.
D - Durante o transcorrer das partidas, cada equipe poderá fazer um número ilimitado de substituições, podendo o mesmo atleta retornar ao campo de jogo.
IV - Cada equipe deverá iniciar a partida com 09 (nove) jogadores, um dos quais é o goleiro.
V- As faltas de campo serão punidas da seguinte forma:
A - CARTÃO AMARELO - Advertência. O atleta deverá ficar 05 minutos fora da partida, não podendo ser substituído dentro deste período, sendo que, o tempo será controlado pelo mesário e o atleta que retornar a campo sem autorização do árbitro, será punido com cartão amarelo. O atleta que receber 2 (dois) cartões amarelos durante a competição será suspenso por uma partida, independentemente das fases.
B - CARTÃO VERMELHO - O jogador é expulso e não poderá ser substituído e ficará de fora da partida seguinte, independentemente das fases.
VI - Os jogos serão realizados nos campos I e II, de acordo com a tabela da competição e terão início de acordo com a tabela oficial a ser divulgada pela Comissão Organizadora, quando as equipes deverão estar em campo com, pelo menos, 06 (seis) jogadores prontos para jogar.
VII – Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso para os jogos. As equipes que não comparecerem ou estiverem com número insuficiente de jogadores, perderão o jogo por W x O, devendo o árbitro da partida registrar o fato na súmula.
A – À equipe não causadora do W x O serão concedidos 3 pontos na classificação como vencedora da partida. Caso as duas equipes envolvidas na partida não respeitem o que trata o item VII deste Artigo, será consignada derrota por W x O para ambas as equipes, devendo o árbitro registrar o fato na súmula.
B - Se a equipe que vencer uma partida por W X O, necessitar de saldo de gols para critério de desempate, ser-lhe-á concedido o número de gols necessários, ficando assim a decisão pelo critério seguinte.
VIII - Se durante uma partida o número de jogadores for inferior a 06 (seis), a partida será encerrada e a equipe envolvida perderá o jogo por número insuficiente de jogadores, devendo o árbitro relatar o fato na súmula.
Parágrafo Único - Para efeito de critério de desempate, a derrota por número insuficiente de jogadores equivaler-se-á ao W x O.
IX - A equipe que abandonar o campo antes do término da partida perderá o jogo por W X O e estará automaticamente eliminada da competição. Seus atletas listados na súmula da partida em questão ficarão sujeitos às penalidades previstas neste Regulamento, devendo o Árbitro da partida relatar o ocorrido na sumula de jogo.
X - Para a equipe que permanecer em campo, a contagem do jogo para efeito de resultado equivaler-se-á ao W x O, mesmo com vantagem no momento do encerramento da partida de que trata o item anterior.
Parágrafo Único - A contagem de gols será mantida para efeito de artilharia.
XI – A equipe que perder por W X O, pagará por cada atleta faltante, o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Os atletas presentes deverão assinar a súmula no horário e local do jogo para efeito de não cobrança desta taxa.
XII – Cada equipe poderá ter em sua composição, um técnico à beira do campo dentro de sua área técnica delimitada junto ao banco de reservas.
A – Não será admitida em nenhuma hipótese a presença junto ao banco de reservas de quaisquer outras pessoas a não ser o técnico e os jogadores reservas da equipe, os quais deverão estar uniformizados.
B – Não há troca de bancos de reserva entre as equipes durante o intervalo do primeiro para o segundo tempo.
C – Os técnicos estarão sujeitos às mesmas penalidades dos atletas caso infrinjam a este regulamento como disposto no Artigo 7º deste regulamento.
D – A equipe que permitir a presença de outras pessoas no banco de reservas, além dos jogadores e técnico, estarão sujeitas às penalidades de perda dos pontos conquistados de acordo com a redação do Artigo 4º inciso II itens A, B, C, D, E e F.
ARTIGO 6º - DA FORMA DE DISPUTA:
I - A competição é aberta para a participação de qualquer quantidade de equipes, sendo disputada nas formas abaixo discriminadas, com a primeira rodada prevista para 06 de outubro de 2019, conforme critérios a seguir:
1 Com até sete equipes:
1ª Fase: Classificatória
1.1 - Todas as equipes se enfrentarão em um único turno, sendo a ordem dos jogos definida por meio de sorteio.
1.2 – As 04 (quatro) melhores equipes estarão classificadas para a fase semifinal.
2ª Fase: Semifinal
As equipes classificadas de 1º a 4º lugar se enfrentarão da seguinte forma:
1º colocado x 4º colocado
2º colocado x 3º colocado
1.3 - As equipes classificadas em 1º e 2º lugar jogarão a semifinal com a vantagem do resultado de empate.
2 Acima de sete equipes:
1ª Fase: Classificatória
2.1 - As equipes se enfrentarão dentro da própria chave.
2.2 - A ordem dos jogos será definida por meio de sorteio.
2.3 – As equipes classificadas em primeiro e segundo lugar de cada chave, estarão classificadas para as semifinais.
2ª Fase: Semifinal
As equipes classificadas se enfrentarão da seguinte forma:
Primeiro da Chave A x Segundo da Chave B
Primeiro da Chave B x Segundo da Chave A
A - Nesta Fase Semifinal, em caso de empate no tempo normal, haverá 05 (cinco) cobranças de pênaltis para cada equipe. Persistindo o empate haverá cobranças alternadas de pênaltis até que se conheça o vencedor.
B - Somente cobrarão as penalidades os jogadores que terminaram o segundo tempo do jogo.
3ª Fase: Final (ambas as formas de disputa).
Os dois times vencedores da semifinal se enfrentarão em partida única, sem vantagem para nenhuma equipe, decidindo o título de Campeão e vice-campeão da seguinte forma:
A - Em caso de empate no tempo normal, haverá 05 (cinco) cobranças de pênaltis para cada equipe. Persistindo o empate haverá cobranças alternadas de pênaltis até que se conheça o vencedor.
B - Somente cobrarão as penalidades os jogadores que terminaram o segundo tempo do jogo.
II – PONTUAÇÃO
A cada vitória a equipe vencedora somará 03 (três) pontos ganhos, a cada empate as equipes somam 01 (um) ponto ganho e, a derrota zero ponto.
III - CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
A - Se houver empate em numero de pontos ganhos na fase classificatória, os critérios para desempate serão os seguintes:
1º - CRITÉRIO DISCIPLINAR (CARTÃO VERMELHO e CARTÃO AMARELO)
2º - MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS
3º - MAIOR SALDO DE GOLS
4º - CONFRONTO DIRETO
5º - GOLS PRÓ
6º - SORTEIO
B - Para critério de desempate na classificação e troféu disciplina 01 (um) cartão vermelho equivalerá a 03 (três) amarelos e 03 (três) amarelos equivalerá a 01 (um) vermelho,
ARTIGO 7º - DA PARTE DISCIPLINAR:
Os atletas, técnicos, auxiliares ou qualquer outro integrante das equipes que provocarem distúrbios ou que venham desvirtuar a finalidade desta COPA APCEF, estarão sujeitos a uma das seguintes penalidades, conforme a gravidade da falta:
I - Advertência por escrito ao infrator.
II - Suspensão automática da próxima partida.
III - Suspensão por mais de uma partida, de acordo com decisão da Comissão Organizadora.
IV - Desqualificação do infrator desta edição da COPA.
V - Eliminação da equipe desta COPA APCEF DE FUTEBOL SOIETY - Master.
VI - Suspensão da equipe (apenas os atletas envolvidos) nesta e na próxima edição da COPA APCEF DE FUTEBOL SOCIETY - Master.
VII - Suspensão da equipe (apenas os atletas envolvidos) nesta e nas duas edições posteriores.
VIII - Suspensão definitiva da equipe (apenas os atletas envolvidos) nas próximas edições.
Parágrafo Único - A aplicação das penalidades previstas neste artigo não isenta o infrator de qualquer sanção prevista no Estatuto da APCEF/ES e no Regulamento de Uso do Clube Social, devendo os participantes observar a sua conduta pautada em tais normas a fim de preservar a finalidade do campeonato, já mencionada no ARTIGO 1º.
ARTIGO 8º - DA PREMIAÇÃO
I- Às equipes classificadas em 1º e 2º lugares serão conferidos troféus.
II - Para o artilheiro e a melhor defesa representada pelo goleiro de sua equipe (esta pela média de gols/partida) serão destinados troféus.
III - Será conferido à equipe mais disciplinada um troféu. O critério é o menor número de cartões vermelhos e amarelos (pela média de cartões/jogos) analisados pela Comissão Organizadora dos jogos.
Parágrafo único: A equipe que sofrer W x O não disputará o troféu disciplina.
ARTIGO 9º - DISPOSIÇÕES GERAIS:
I - As inscrições de jogadores poderão acontecer até a sexta-feira anterior a última rodada da fase classificatória.
II - O jogador que já assinou a súmula ou jogou por uma equipe, não poderá atuar por outra equipe nesta competição.
III - Os árbitros serão designados pela Comissão Organizadora dentre as entidades representativas de Árbitros de Futebol, não cabendo recurso ou veto.
IV - Cada partida será dirigida por um árbitro que terá autoridade total para fazer cumprir as Regras do Jogo e suas decisões do árbitro sobre fatos relacionados ao jogo são definitivas não cabendo recurso ou veto.
V - Somente a Organização poderá, em caso de necessidade, adiar ou transferir Jogos e/ou Rodadas.
VI – A Comissão Organizadora, formada pelo Diretor Presidente, Vice-Presidente e Diretor de Esportes, resolverá os casos omissos no presente regulamento. Em caso de persistência do impasse, a Diretoria da APCEF dará o seu parecer final.
Serra/ES, 20 de agosto de 2019
A COMISSÃO ORGANIZADORA