Apcef/ES e Fenae visitam projeto social no Espírito Santo
Diretores da Apcef/ES receberam nesta segunda-feira, 23, a diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, para acompanhar uma visita ao Projeto Integração, que funciona na sede da Associação, em Bicanga, atendendo cerca de 50 meninas e meninos com idades entre 7 e 17 anos, com aulas de basquete e jiu-jitsu.
O projeto é uma iniciativa do movimento solidário da Fenae e Apcef; é desenvolvido em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, que oferece educação, esporte e lazer para crianças e adolescentes no município de Serra, e é executado pelo Projeto Educa Basquete (PEB), que atua em quatro territórios no município da Serra, dentre eles Bicanga, através dessa parceria.
A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente da Apcef/ES, Claudio Bastos; pelo vice-presidente, André Tosta e pela diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae e diretora de Comunicação e Imprensa da Apcef/ES, Rita Lima. Também estiveram presentes o coordenador estadual da ONG Moradia e Cidadania, Cláudio Ferreira Martins; o presidente do Projeto Educa Basquete (PEB), Claudio Mendes Monteiro, além do representante da Superintendência Regional Sul, Fabricio Zouain, e da Superintendência Regional Norte, Mario Santana.
Durante a visita, Giselle Menezes destacou que o projeto é mais do que uma simples ação: é uma construção social, que só foi possível graças à união e ao esforço de todos. Ela afirmou ainda que o trabalho da Fenae e da Apcef/ES com as crianças da Serra está em consonância com os direitos previstos na Constituição. “Tenho certeza de que o Projeto Integração já está impactando e transformando socialmente a vida dessas crianças e de seus familiares. Agora, cabe a nós somar forças e continuar contribuindo para o Movimento Solidário da Fenae”, ressaltou Giselle.
Para o diretor-presidente da Apcef/ES, Claudio Bastos, a parceria que resultou na implementação do projeto tem importância estratégica e gera um impacto social significativo na vida das comunidades ao redor da associação. “Muitas dessas crianças nunca viram uma piscina, nunca aproveitaram um campo de futebol, uma quadra, ou nunca entraram numa sala para ter reforço escolar ou de informática. São ações educacionais voltadas para a vida, para a construção da história da comunidade”, afirmou Claudio. “A visita da Giselle é muito importante e mostra que a Fenae está realmente presente nessa parceria, dando a devida importância a algo que tem feito a diferença na vida dessas crianças”, completou.
O coordenador da ONG Moradia e Cidadania no Espírito Santo, Cláudio Martins, elogiou a parceria firmada entre a Fenae, a Apcef/ES e a ONG. Segundo ele, o alcance do projeto vai além das atividades esportivas. “Trabalhamos também a formação de caráter, de valores, não só com esses jovens, mas para seus familiares e, sobretudo, para as pessoas que estão próximas a essas crianças”, enfatiza Cláudio.
A visita começou na sede da associação; depois, a comitiva seguiu para um núcleo do Projeto Educa Basquete (PEB), localizado em Boa Vista. O vice-presidente da Apcef, André Tosta, destacou que a visita é mais uma forma de acompanhar de perto a execução das ações, verificando onde estão sendo alocados os recursos e o impacto gerado na sociedade. “Uma coisa é receber relatórios frios sobre a execução de um projeto social; outra é ver o impacto real, presencialmente. É sempre bom dar esse retorno à Fenae e aos associados, e também permitir que a entidade veja de perto a execução dos projetos, para disseminar as boas práticas em outros lugares”, explicou André Tosta.
Conheça o Projeto Integração
O projeto atende cerca de 50 meninas e meninos, com idades entre 7 e 17 anos, encaminhados pela rede de atendimento e proteção do estado, como o CRAS, o CREAS e escolas municipais e estaduais.
Os encontros semanais acontecem na Apcef/ES, com aulas de basquete e jiu-jitsu. Além da prática esportiva, os professores promovem atividades extracurriculares que incentivam a autonomia, a criticidade, a cidadania e o protagonismo dos jovens como membros da sociedade.
O Projeto Integração faz parte do terceiro edital da Fenae e foca em atender jovens do bairro Bicanga, que vivem em situação de vulnerabilidade social. As crianças beneficiadas pelo projeto estão matriculadas em escolas públicas, e as atividades são realizadas no contraturno escolar.
Futuro Brilhar
Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e a sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, o doador tem acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e as notícias relacionadas.
*Com informações da Fenae