17/10/2017 19:01

APCEF-ES e AME-ES, são parceiras em um projeto para a sustentabilidade da natureza

undefined

A APECEF- ES, atendendo a uma sugestão de dois de seus associados: Adailton Gonçalves Pinheiro e Adriana Pessotti Bastos, firmou uma parceria com a AME-ES – Associação de Meliponicultores do Estado do Espirito Santo, para o uso de sua trilha ecológica para a criação das Abelhas Nativas Sem Ferrão.

 

As principais características dessas abelhas são:

a) São abelhas nativas do Brasil;

b) São responsáveis por até 90% da polinização de nossas matas e até 60% das cultivares;

c) Não possuem ferrões funcionais;

d) De extrema beleza;

e) Produzem um mel especial e algumas delas até medicinal,

f) Permitem serem criadas em espaços urbanos e até em apartamentos.

 

Esta parceria, irá propiciar o aproveitamento da trilha para visitação dos associados da APCEF, projetos de visitação escolar que aí terão oportunidade de conhecer os benefícios desse tipo de abelha.

 

O fato de elas não possuírem ferrões funcionais, não oferecem perigo nenhum para os visitantes da trilha, diferentemente da abelha estrangeria, além de produzirem um mel especial e medicinal, muito mais valorizado que o mel da Apis Melifera.

 

A parceria prevê que os associados da AME-ES e da APCEF-ES, possam colocar seus enxames ao longo da trilha e do futuro Meliponário Central a ser construído e a cada duas multiplicações do enxame, uma colmeia passa a pertencer à APCEF-ES e a outra ao proprietário da colmeia cedida em comodato.

 

A primeira etapa da parceira consiste em multiplicações dos enxames, uma próxima etapa, estaremos realizando a fase de coleta de mel, que estará disponível para os associados de ambas as associações a preços módicos, sendo que o excedente deverá ser colocado à venda a preço de mercado para o público externo. Aí é bom lembrar que o mel dessas abelhas em comparação ao mel das abelhas estrangeiras é muito mais valorizado, chegando a uma relação de até 10 vezes.

 

Hoje ao longo da trilha já contamos com 25 enxames de diversas espécies, entre elas Jataí, Iraí, Mirim Guerreira, Bicolor Bicolor, Mandaçaia, Uruçu Amarela.

 

Convidamos os associados a virem participar de uma explanação sobre Meliponicultura, e da oficina de divisão de abelhas, que ocorrerá no dia 22/10/2017, a partir das 8h, na sala de reuniões, na APCEF-ES, se o tempo (clima) assim permitir.

 

As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas por meio do telefone-WhatsApp – 27- 99778-2611 ou E-mail contato@apcef.org com Lucélia

 

Você associado da APCEF-ES, venha prestigiar este evento para conhecer e se encantar também com a maravilha de se criar essas abelhinhas.

 

IMG-20171014-WA0032.jpg

Compartilhe