APCEF/ES CHEGA AOS 65 ANOS DE COMPROMISSO PELA CAIXA PÚBLICA E PELOS DIREITOS DOS EMPREGADOS
Nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (Apcef/ES) apaga as velinhas ao completar aniversário de 65 anos. Para marcar a data em grande estilo, a comemoração está agendada para o sábado de 23 de setembro, quando associados, dependentes e convidados fazem a festa na sede social de Bicanga, situada no município de Serra – região metropolitana de Vitória, a partir das 19h30, animada pela Banda Blacksete e com buffet completo a base de ilha gastronômica, roda de boteco, massas variadas e bebidas como chopp, refrigerantes, sucos e água.
Portanto, o momento é para celebrar com grande festa, banda local bem conhecida na região, boa comida, boa bebida e, acima de tudo, bons amigos. Desde 18 de setembro de 1958, data em que foi fundada, a Apcef/ES tem exercido papel importante na defesa dos direitos dos empregados da Caixa, reivindicação que se articula com a mobilização pelo banco público, social e forte, que opera como ferramenta de políticas públicas essenciais ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras.
Chegar a completar 65 anos, num cenário de reconstrução democrática da Caixa e do Brasil, é uma demonstração de força e união da associação capixaba, que resiste na defesa do bem-estar. Isso se traduz em mais investimento em lazer, cultura, esporte e integração dos associados e seus dependentes. São, portanto, seis décadas e cinco anos de uma trajetória de sonhos, lutas e conquistas.
Outro foco de atuação da associação capixaba são as lutas políticas. Nesse quesito, sempre em parceria com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e com o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, os destaques são as reivindicações por melhores condições de trabalho, remuneração e qualidade de vida. Essas ações são desenvolvidas concomitantemente com as atividades de promoção cultural e esportiva nos espaços coletivos da Apcef/ES, que, frequentemente, passam por melhorias em suas estruturas para que os associados usufruam de conforto, comodidade e facilidades em seus momentos de lazer.
Na festa em comemoração ao aniversário de 65 anos da Apcef/ES, além do cardápio ou estação de drinks e das atrações musicais, haverá também transporte gratuito, limitado aos primeiros convidados inscritos. Os convites para associados e dependentes custam R$ 50,00, enquanto os participantes convidados irão desembolsar o dobro desse valor: R$ 100,00.
Para Cláudio Agnelo Bastos, presidente da Apcef/ES, nada melhor do que um momento festivo para comemorar mais um ano de aniversário da associação capixaba, que “sempre esteve junto dos associados na luta por direitos e em defesa da Caixa pública e forte”. Ele diz que isso ocorreu até em momentos conjunturais difíceis, como na época da ditadura militar, quando a Apcef/ES exerceu seu papel de estar ao lado dos empregados do banco no Estado, a exemplo da luta e da conquista pela jornada das 6h.
Segundo Cláudio Bastos, a Apcef/ES reforça, a cada ano, a vocação de congregar e de desenvolver o lazer e a atividade cultural integrativa dos associados, reafirmando ainda a mobilização em defesa dos direitos. “Aniversário de 65 anos é momento festivo, propício para celebrar, e momento de reforçar os laços e a cooperação com o pessoal da Caixa no Espírito Santo”, reitera.
Histórico da Apcef/ES
Fundada em 18 de setembro de 1958, a Apcef/ES foi criada com o objetivo de desenvolver atividades de lazer, cultura e esportes para os empregados do banco. Expandiu-se a partir desta data histórica, passando de uma entidade exclusivamente assistencialista, numa época em que Vitória (capital) contava com apenas duas agências do banco público, para uma associação que atua pela Caixa pública/social e pelos direitos dos empregados.
A defesa da democracia faz parte do portfólio da associação capixaba, que dispõe ainda da sede de Bicanga e das subsedes de Colatina e Cachoeiro do Itapemirim. Em todo o Estado, na época em que a Apcef/ES foi fundada, o banco estava presente na capital, mas também nos municípios de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, sendo que, no total, o número de empregados não passava de 30 trabalhadores.
Na sede social de Bicanga, cercada de muito verde, com um projeto paisagístico que a torna um espaço agradável, a associação capixaba possui várias opções de diversão e lazer para seus associados e convidados. São piscinas, opções de esporte, parque infantil, espaço para eventos, bar, choupana, churrasqueiras, pousada e outras atrações que fazem da Apcef/ES um ambiente familiar e divertido.
Texto: Fenae