24/08/2017 15:59

Apcef/ES conhece alguns de seus representantes para etapa nacional do Talentos Fenae 2017

undefined

 

Seletiva Estadual ES - Talentos Fenae.jpg

 

No dia 12 de agosto aconteceu a Seletiva Estadual Talentos Fenae no clube em Bicanga. A Seletiva selecionou as músicas que representarão o Espírito Santo nas categorias Composição e Interpretação na etapa nacional do concurso, que será realizada dia 6 de dezembro em Curitiba.

 

O Talentos Fenae/Apcef é uma iniciativa nacional organizada pela Fenae e pelas Apcefs e tem o objetivo de incentivar a produção de cultura. O concurso é uma versão ampliada do FENEC (Festival de Música dos Empregados da Caixa) e do Circuito Cultural, que começou em 2004 e foi até 2013. Hoje, o Talentos abrange quatro categorias, Foto e Filme, Artes Visuais, Literatura e Música, que se desdobram em oito modalidades: Foto, Filme, Desenho e Pintura, Desenho Infantil, Contos e Crônicas, Poesia, Composição e Interpretação.

 

Para o Diretor Sociocultural da Apcef/ES, Eurico Scaramussa, a entidade possui uma relação afetiva com a música, já que realizou o primeiro FENEC em 1986. Além disso, afirmou que a diretoria caprichou na organização por achar que o associado merece ter seu talento reconhecido. “Toda essa iniciativa é pra gente mostrar que a Apcef não é só esporte, não é só diversão e lazer, é também cultura. E a cultura sempre foi importante porque ela mostra o que gente tem de melhor”.

 

O Presidente da entidade, Edmar André, além de agradecer a presença dos associados que foram prestigiar as apresentações, ressaltou a importância do concurso: “é um evento em que os nossos colegas podem se revelar e mostrar seus talentos, e também combater o estresse do trabalho bancário”.

 

Moacir Carneiro, Diretor de Cultura da Fenae, também esteve presente e contou que a ideia do Talentos Fenae surgiu da constatação de que existem muitos talentos dentro da Caixa e que eles, às vezes, ficavam dentro da própria agência, então fizeram um concurso que abrangesse o maior número de categorias possíveis e que pudesse revelar esses talentos. O Diretor também convidou os associados a participarem de outras atividades da entidade: “tem o esporte, o Nosso Valor, o Movimento Solidário e o Movimento Cultural que a gente já está arrecadando para levar cultura para o Brasil através do Eu faço Cultura”.

 

Além dos Diretores da Cultura e do Presidente da Apcef/ES, estavam presentes Rita Lima, Diretora de Comunicação e Imprensa, e Giselle Menezes, Vice-Presidente da Apcef/MA.

 

Na categoria Composição se apresentaram Dimas Deptulski, Marcos Libardi e Paula Morete; na categoria Interpretação os participantes foram Elisiária Scaramussa, Michelle Morete e Paula Morete. Além das atividades do concurso, o evento teve outras apresentações: a do Coral Algazarra, um projeto de ensino de música e performance musical para crianças e adolescentes em Vitória, e do cantor Efrahim Maia.

 

Paula Morete, funcionária da Caixa há seis anos, ficou em 1º lugar na categoria Interpretação com a música “Meu interior”, de Deise Jacinto. Ela participou da primeira edição do Talentos no ano passado, na qual ficou em 2º lugar na fase estadual, e acha muito importante o incentivo que a Fenae/Apcef dão: “não sou profissional, é tudo amador, mas é legal a gente participar e ter a oportunidade de demonstrar um pouquinho do que a gente faz fora da agência”.

 

Marcos Libardi foi o vencedor na categoria Composição com a música “Ainda não aprendi com o mundo todo” e já havia participado de outros eventos da entidade, como o Música Fenae, promovido pela Apcef-ES em 2008 e 2013. Para ele, o mais importante é mostrar seu trabalho, encontrar amigos e ver um evento da Apcef fazendo sucesso. “Eu gosto muito desse ambiente e eu sou fã dos colegas que participam junto comigo, eles têm uma voz muito linda, uma composição bonita, uma musicalidade muito maravilhosa e participar com eles, poder estar tocando com eles é o mais significativo”.

 

A divulgação do resultado estadual das outras modalidades do Talentos Fenae/Apcef 2017 será dia 02 de Outubro, fiquem atentos!

 

Compartilhe