12/08/2022 14:00

COPA APCEF DE FUTEBOL SOÇAITE – 2022

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Baixe aqui o Regulamento da COPA APCEF 2022

Formulário de Inscrição do Atleta

 

REGULAMENTO

ARTIGO 1º - O campeonato tem por finalidade congregar todos os participantes – atletas, técnicos, auxiliares e demais componentes das equipes, além das torcidas – fortalecendo os laços de amizade e companheirismo entre os mesmos.

 ARTIGO 2º - Os atletas e equipes inscritos que participarem da COPA APCEF DE FUTEBOL SOÇAITE - 2022 serão considerados conhecedores deste regulamento e a ele se submeterão sem reserva alguma, em todas as suas disposições e consequências que dele possam advir.

 ARTIGO 3º - DAS EQUIPES:

I - A equipe que durante o campeonato infringir o que consta neste regulamento perderá os pontos do jogo caso tenha vencido ou empatado a partida.

II – Cada equipe deverá inscrever no mínimo 13 (treze) jogadores para obter condição de jogo, não havendo limite máximo de inscritos, sendo que a inscrição de novos jogadores poderá ser efetuada até o início da primeira partida da última rodada do 1º Turno.

III - O representante de cada equipe inscrita nesta Copa APCEF de Futebol Soçaite, será responsável por encaminhar a Ficha de Inscrição da Equipe (Anexo deste Regulamento), que poderá ser cópia escaneada enviada via e-mail, até a data de 31 de JULHO de 2022 às 17hs.

A - Efetuar o pagamento integral de todas as taxas previstas neste regulamento até o início da 1ª partida da sua equipe.

IV - Cabe a cada equipe providenciar o seu uniforme de jogo: calção, camisa e meião. O atleta somente entrará em campo devidamente uniformizado, devendo estar calçado (tênis, chuteira soçaite ou chuteira comum), não sendo permitida a utilização de chuteiras de trava de metal (chuteiras de tarraxas), tampouco aquelas que contenham qualquer parte de metal em suas travas.

A - O uso de caneleiras é opcional, ficando a critério de cada jogador, eximindo-se a APCEF de responsabilidade bem como de quaisquer danos que porventura ocorra ocasionado por sua não utilização.

ARTIGO 4º - DOS JOGADORES:

I - Poderão participar deste campeonato os associados da APCEF/ES em todas as categorias, bem como seus dependentes e atletas convidados, estes na condição de goleiros.

II – Os Goleiros quando na condição de atletas convidados não poderão em hipótese alguma atuar como jogador de linha. Em caso de infração ao presente inciso serão aplicadas as penalidades abaixo:

A - ADVERTÊNCIA à equipe pela escalação IRREGULAR.

B – Exclusão da equipe da disputa do troféu disciplina.

C – Suspensão do atleta causador por uma partida.

D – Manter o resultado da partida caso a equipe infratora tenha sido derrotada.

E – No caso de a equipe infratora for vencedora ou em caso de empate, serão atribuídos os 3 pontos para a equipe adversária não causadora da infração.

F – Para a contagem de gols com fim de saldo de gols, artilharia e defesa menos vazada, será considerado o resultado ao fim da partida.

II – Poderá a comissão organizadora convidar equipes de outras associações e/ou entidades para participarem, às quais serão cobradas taxas de inscrição de acordo com o parágrafo 2º abaixo.

Parágrafo 1º – Será cobrada a quantia de R$ 20,00 por atleta inscrito nas modalidades de sócios efetivos, dependentes, sócios contribuintes e sócios conveniados, devendo a mesma ser paga, pelo responsável da equipe, antes do início do primeiro jogo no campeonato.

Parágrafo 2º – Será cobrada a quantia de R$ 30,00 por atleta convidado inscrito, devendo a mesma ser paga, pelo responsável da equipe convidada, antes do início do primeiro jogo no campeonato.

A – Será obrigatório quando da inscrição de atletas de equipes convidadas não associados a esta APCEF/ES a comprovação de associado da entidade convidada e/ou documento funcional (Crachá com identificação e foto/Contracheque e outros que o identifiquem com a equipe convidada) além de cópia de documento oficial de identificação.

Parágrafo 3º - Aos familiares dos atletas convidados, pela autorização provisória para frequentar o clube durante a vigência do campeonato, será cobrada taxa de entrada de convidados na Associação a qual deverá ser efetuada na administração.

Parágrafo 4º - Só será permitida a entrada em campo dos atletas que estiverem rigorosamente em dia com as respectivas taxas e obrigações junto à APCEF/ES.

Parágrafo 5º - Antes do início do jogo, o atleta sócio efetivo, dependente, sócio contribuinte e sócio conveniado deverá se identificar junto ao mesário/coordenação da partida, quando apresentará a carteira de associado e documento oficial de identificação.

Parágrafo 6º - Antes do início do jogo, o atleta de equipe convidada não associado deverá assinar a súmula da partida, quando apresentará a carteira de associado da entidade convidada, documento funcional (crachá com foto/Contracheque e outros que o identifiquem com a equipe convidada) e documento oficial de identificação.

Parágrafo 7º - Para cômputo de artilharia e melhor defesa será considerado o resultado real da partida.

ARTIGO 5º - DAS PARTIDAS:

I - Em todas as rodadas haverá a presença de um representante da organização (diretor, coordenador ou pessoa indicada) que será responsável pelo controle do cadastro de sócios, dependentes e convidados.

II - Para cômputo de artilharia e melhor defesa será considerado o resultado real da partida.

III – As partidas serão disputadas de acordo com as regras determinadas para a prática de Futebol (FIFA), com as seguintes modificações:

A - As partidas terão duração de 60 (sessenta) minutos divididos em 2 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos, com um intervalo de 10 (dez) minutos entre os dois períodos;

B - A barreira será posicionada na distância de 7 (sete) metros do local da infração cometida.

C - Não se aplica a regra de impedimento.

D - Durante o transcorrer das partidas, cada equipe poderá fazer um número ilimitado de substituições, podendo o mesmo atleta retornar ao campo de jogo.

IV - Cada equipe deverá iniciar a partida com 09 (nove) jogadores, um dos quais é o goleiro.

V- As faltas de campo serão punidas da seguinte forma:

A - CARTÃO AMARELO - Advertência.  O atleta deverá ficar 05 minutos fora da partida, não podendo ser substituído dentro deste período, sendo que, o tempo será controlado pelo mesário e, o atleta que retornar a campo sem autorização do árbitro, será punido com cartão amarelo. O atleta que receber 2 (dois) cartões amarelos durante a competição será suspenso por uma partida, independentemente das fases.

B - CARTÃO VERMELHO - O jogador é expulso e não poderá ser substituído e ficará de fora da partida seguinte, independentemente das fases.

VI - Os jogos serão realizados nos campos I e II, de acordo com a tabela da competição e terão início de acordo com a tabela oficial a ser divulgada pela Comissão Organizadora, quando as equipes deverão estar em campo com, pelo menos, 06 (seis) jogadores prontos para jogar.

VII – Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso para os jogos. As equipes que não comparecerem ou estiverem com número insuficiente de jogadores, perderão o jogo por W x O, devendo o árbitro da partida registrar o fato na súmula.

A – À equipe não causadora do W x O serão concedidos 3 pontos na classificação como vencedora da partida. Caso as duas equipes envolvidas na partida não respeitem o que trata o item VII deste Artigo, será consignada derrota por W x O para ambas as equipes, devendo o árbitro registrar o fato na súmula.

B - Se a equipe que vencer uma partida por W X O, necessitar de saldo de gols para critério de desempate, ser-lhe-á concedido o número de gols necessários, ficando assim a decisão pelo critério seguinte.

VIII - Se durante uma partida o número de jogadores for inferior a 06 (seis), a partida será encerrada e a equipe envolvida perderá o jogo por número insuficiente de jogadores, devendo o árbitro relatar o fato na súmula.

Parágrafo Único - Para efeito de critério de desempate, a derrota por número insuficiente de jogadores equivaler-se-á ao W x O.

IX - A equipe que abandonar o campo antes do término da partida perderá o jogo por W X O e estará automaticamente eliminada da competição. Seus atletas listados na súmula da partida em questão ficarão sujeitos às penalidades previstas neste Regulamento, devendo o Árbitro da partida relatar o ocorrido na sumula de jogo.

X - Para a equipe que permanecer em campo, a contagem do jogo para efeito de resultado equivaler-se-á ao W x O, mesmo com vantagem no momento do encerramento da partida de que trata o item anterior.

Parágrafo Único - A contagem de gols será mantida para efeito de artilharia.

XI – A equipe que perder por W X O, pagará por cada atleta faltante, o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Os atletas presentes deverão assinar a súmula no horário e local do jogo para efeito de não cobrança desta taxa.

XII – Cada equipe poderá ter em sua composição, um técnico à beira do campo dentro de sua área técnica delimitada junto ao banco de reservas.

A – Não será admitida em nenhuma hipótese a presença junto ao banco de reservas de quaisquer outras pessoas a não ser o técnico e os jogadores reservas da equipe.

B – Não há troca de bancos de reserva entre as equipes durante o intervalo do primeiro para o segundo tempo.

C – Os técnicos estarão sujeitos às mesmas penalidades dos atletas caso infrinjam a este regulamento como disposto no Artigo 7º deste regulamento.

D – A equipe que permitir a presença de outras pessoas no banco de reservas, além dos jogadores e técnico, estarão sujeitas às penalidades de perda dos pontos conquistados.

ARTIGO 6º - DA FORMA DE DISPUTA:

I - A competição é aberta para a participação de qualquer quantidade de equipes, sendo disputada nas formas abaixo discriminadas, com a primeira rodada prevista para 06 e 07 de agosto de 2022:

1          1ª Fase

1.1 - Todas as equipes se enfrentarão em 2 turnos.

1.2 - A ordem dos jogos e do chaveamento será definida por meio de sorteio.

1.2.1 – Caso ocorra empate entre duas ou mais equipes na pontuação em cada turno, serão utilizados os critérios de desempate listados no III - CRITÉRIOS DE DESEMPATE deste artigo VI.

1.2.2 – O CRITÉRIO DISCIPLINAR (CARTÃO VERMELHO e CARTÃO AMARELO)

será considerado levando-se em consideração as advertências/punições recebidas em cada turno.

1.2.3 – Para efeito de classificação geral em caso de uma mesma equipe vencer os 2 turnos, será considerado o somatório de todas as partidas dos turnos em todos os critérios de desempate, incluindo assim todas as advertências/punições recebidas para efeito do critério disciplinar.

1.3 – As equipes classificadas em primeiro lugar ao final de cada turno estarão classificadas para a partida final.

1.4 – Caso uma mesma equipe se classifique em primeiro lugar ao final de cada turno:

1.4.1 - Estará classificada para a final a equipe que obtiver a maior pontuação no somatório de pontos dos dois turnos, excetuando-se a vencedora dos 2 turnos.

1.4.2 – Caso ocorra empate entre duas ou mais equipes na pontuação do item anterior (excetuando-se a equipe vencedora dos 2 turnos) serão utilizados os critérios de desempate listados no III - CRITÉRIOS DE DESEMPATE deste artigo VI.

1.4.3 – A equipe vencedora dos 2 turnos levará a vantagem do empate para a partida Final.

1.5 - A equipe classificada pelo somatório de pontos será considerada como vencedora do 2º turno para, e tão somente, efeito de tabela na Final.

Partida Final

Os dois times classificados para a partida Final se enfrentarão em partida única decidindo o título de Campeão e vice-campeão da seguinte forma:

1.1 Com vencedores diferentes em cada turno:

A - Nesta partida Final, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de 20 (vinte) minutos divididos em 02 (dois) tempos de 10 minutos com intervalo de 5 minutos.

B - Caso a partida continue empatada, haverá 03 (três) cobranças de pênaltis para cada equipe. Persistindo o empate haverá cobranças alternadas de pênaltis até que se conheça o vencedor

C - Somente cobrarão as penalidades os jogadores que terminaram o segundo tempo da prorrogação.

1.2 Com um mesmo vencedor em cada turno e classificada a equipe com maior pontuação na classificação geral:

A - Os dois times classificados para a Final se enfrentarão em partida única decidindo o título de Campeão e vice-campeão..

B - A equipe vencedora dos 2 turnos levará a vantagem do empate no tempo normal de jogo, não sendo disputada prorrogação ou pênaltis.

 II – PONTUAÇÃO

A cada vitória a equipe vencedora somará 03 (três) pontos ganhos, a cada empate as equipes somam 01 (um) ponto ganho e, a derrota zero ponto.

III - CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

A - Se houver empate em número de pontos ganhos na fase classificatória, os critérios para desempate serão os seguintes:

1º - CRITÉRIO DISCIPLINAR (CARTÃO VERMELHO e CARTÃO AMARELO)

2º - MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS

3º - MAIOR SALDO DE GOLS

4º - CONFRONTO DIRETO

5º - GOLS PRÓ

6º - SORTEIO

B - Para critério de desempate na classificação e troféu disciplina 01 (um) cartão vermelho equivalerá a 03 (três) amarelos e 03 (três) amarelos equivalerá a 01 (um) vermelho,

ARTIGO 7º - DA PARTE DISCIPLINAR:

Os atletas, técnicos, auxiliares ou qualquer outro integrante das equipes que provocarem distúrbios ou que venham desvirtuar a finalidade desta COPA APCEF, estarão sujeitos a uma das seguintes penalidades, conforme a gravidade da falta:

I - Advertência por escrito ao infrator.

II - Suspensão automática da próxima partida.

III – Suspensão por mais de uma partida, de acordo com decisão da Comissão Organizadora.

IV - Desqualificação do infrator desta edição da COPA.

V - Eliminação da equipe desta COPA APCEF DE FUTEBOL SOÇAITE.

VI - Suspensão da equipe (apenas os atletas envolvidos) nesta e na próxima edição da COPA APCEF DE FUTEBOL SOÇAITE.

VII - Suspensão da equipe (apenas os atletas envolvidos) nesta e nas duas edições posteriores.

VIII - Suspensão definitiva da equipe (apenas os atletas envolvidos) nas próximas edições.

Parágrafo Único - A aplicação das penalidades previstas neste artigo não isenta o infrator de qualquer sanção prevista no Estatuto da APCEF/ES e no Regulamento de Uso do Clube Social, devendo os participantes observar a sua conduta pautada em tais normas a fim de preservar a finalidade do campeonato, já mencionada no ARTIGO 1º.

ARTIGO 8º - DISPOSIÇÕES GERAIS:

I - As inscrições de jogadores poderão acontecer até o início do primeiro jogo da última rodada da fase classificatória (no caso de forma de disputa com até sete equipes), e, na forma de disputa com oito equipes ou mais até o início do primeiro jogo da primeira rodada do segundo turno.

II - O jogador que já assinou a súmula ou jogou por uma equipe, não poderá atuar por outra equipe nesta competição.

III - Os árbitros serão designados pela Comissão Organizadora dentre as entidades representativas de Árbitros de Futebol, não cabendo recurso ou veto.

IV - Cada partida será dirigida por um árbitro que terá autoridade total para fazer cumprir as Regras do Jogo e suas decisões do árbitro sobre fatos relacionados ao jogo são definitivas não cabendo recurso ou veto.

V - Somente a Organização poderá, em caso de necessidade, adiar ou transferir Jogos e/ou Rodadas.

VI- Às equipes classificadas em 1º e 2º lugares serão conferidos troféus e medalhas. Para o artilheiro e a melhor defesa representada pelo goleiro de sua equipe (esta pela média de gols/partida) serão destinados troféus.

VII - Será conferido à equipe mais disciplinada um troféu. O critério é o menor número de cartões vermelhos e amarelos (pela média de cartões/jogos) analisados pela Comissão Organizadora dos jogos.

Parágrafo único: A equipe que sofrer W x O não disputará o troféu disciplina.

VIII – A Comissão Organizadora, formada pelo Diretor Presidente, Vice-Presidente e Diretor de Esportes, resolverá os casos omissos no presente regulamento. Em caso de persistência do impasse, a Diretoria da APCEF dará o seu parecer final.

A COMISSÃO ORGANIZADORA

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