19/09/2022 12:55

64 ANOS DA APCEF/ES: DEFESA DA CAIXA 100% PÚBLICA E DOS DIREITOS DOS EMPREGADOS

undefined

Card-Niver-Apcef-ES-M3-Materia-430x430.png

Desde 18 de setembro de 1958, quando foi fundada, entidade mantém seu caráter associativo e busca, através do lazer, da cultura e do esporte, integrar os empregados da Caixa e seus familiares

 

Em 64 anos de fundação, que se comemora neste domingo (18), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (Apcef/ES) expandiu-se a partir de 1958, passando de uma entidade exclusivamente de lazer, de promoção cultural e esportiva, numa época em que Vitória (capital) contava com apenas duas agências do banco público, para uma associação que atua pela Caixa pública/social e pelos direitos dos empregados e das empregadas. Para além da sede de Bicanga e das subsedes de Colatina e Cachoeiro do Itapemirim, a Apcef/ES também chama a atenção por promover o bem-estar através do esporte, cultura, lazer, serviços e na luta por melhores condições de trabalho nas unidades da Caixa.

São nessas centenas de ações, com mais e melhores benefícios para associados da ativa e aposentados, além de dependentes, que a história da Apcef/ES se constrói, porque direitos e democracia não se separam e são construídos pela luta coletiva dos bancários e das bancárias da Caixa no Espírito Santo. E uma das formas de se entender a história da associação capixaba é através do que se verifica cada vez mais na integração dos empregados do banco e seus familiares, resultado de iniciativas de interações social, de construção cultural, política, entre outras, nos espaços coletivos da entidade.

A comemoração do aniversário de 64 anos da Apcef/ES exige lutar no presente e apontar para o futuro, na perspectiva do enfrentamento dos ataques contra os direitos dos trabalhadores e contra o patrimônio público. Para marcar a data em grande estilo, depois de mais de dois anos de pandemia, os eventos presenciais serão retomados. A festa programada acontece em 24 de setembro, na sede social do Bicanga (município de Serra – região metropolitana da Grande Vitória), a partir das 19h30. Haverá shows com os artistas locais Jackson Lima e Bárbara Greco, com open bar e open food (expressões inglesas que indicam bebida e comidas liberadas), com opções de chopp artesanal, água, suco, refrigerante e comidas mineira, mexicana e árabe.   

A atuação da associação capixaba em lutas políticas, com ênfase para as reivindicações por melhores condições de trabalho, remuneração e qualidade de vida, é desenvolvida em parceria com a Fenae e com o Sindicato dos Bancários/ES. Essas ações estão em sintonia com atividades de promoção cultural e esportiva nos espaços coletivos da Apcef/ES, alvos de melhorias em suas estruturas para que os associados tenham conforto, comodidade e facilidades em seus momentos de lazer.

O ano de 1985 foi um marco na organização nacional dos empregados da Caixa e nas mudanças de rumos da associação capixaba, que até então não se envolvia com as questões reivindicatórias dos empregados, assumindo apenas o papel de entidade de lazer, de promoção cultural e esportiva.

Para Cláudio Agnelo Bastos, presidente da Apcef/ES, nada melhor do que uma festa para comemorar mais um ano de aniversário da nossa querida associação, “com boa música, boa comida, boa bebida e, melhor que isso, bons amigos”. Ele opina que os associados capixabas merecem o melhor, pois esta é uma história construída por eles. “Nada mais justo do que uma grande festa para celebrarmos o reconhecimento por esta linda história de 64 anos”, completa.

Raciocínio parecido é apresentado por Titony Barcellos Passos, diretor Sociocultural da associação capixaba. No aniversário de 64 anos, segundo ele, os parabéns vão para todos e todas que fizeram e fazem parte desta história de sucesso. “É por causa dessas pessoas que continuamos defendendo os interesses do pessoal da Caixa e promovendo cultura, esporte e lazer aos associados da Apcef/ES”, reitera.  

Resumo da história

A Apcef/ES foi fundada em 18 de setembro de 1958, sob a denominação de Associação dos Empregados da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (Apce/ES). Foi rebatizada como Associação de Pessoal Américo Coelho (Apac), em homenagem ao advogado, procurador geral e diretor da Caixa por 10 anos e secretário do Interior e Justiça do Espírito Santo, no fim da década de 50 e início dos anos 60.

A Apcef/ES foi criada para desenvolver atividades de lazer, cultura e esporte para os empregados. Apenas no fim da década de 80, após plebiscito interno que procurava unificar os nomes das entidades dos empregados da Caixa, passou a ser denominada Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (Apcef/ES), que permanece até hoje.

Havia apenas duas agências da Caixa em Vitória – capital do Espírito Santo, quando um grupo de empregados se reuniu para criar uma associação dos empregados do banco público, em 18 de setembro de 1958. De lá para cá, a Apcef/ES cresceu na esteira da atuação da Caixa no estado, com uma sede social (Bicanga – município de Serra, na região metropolitana de Vitória) e duas subsedes (Colatina e Cachoeiro do Itapemirim), com vários equipamentos de lazer para o empregado do banco e sua família.

Atualmente, a Apcef/ES cumpre um papel muito importante no movimento associativo, promovendo a integração, a cultura e o esporte para toda a comunidade do pessoal da Caixa e seus familiares. Ao longo dos anos, a associação capixaba se consolidou como entidade forte e representativa na defesa dos empregados e das empregadas do banco, atuando com outras organizações na luta política por melhores condições de trabalho, remuneração e qualidade de vida para os trabalhadores.

 

Texto: Fenae

 

Compartilhe